Saiba como otimizar os resultados do seu Teste A/B

O paradoxo entre quantidade e qualidade volta à tona aqui. Como saber até que ponto os testes são eficazes?

Já falamos aqui no blog sobre Teste A/B.

Tudo se resume a uma rotina de experimentação que visa otimizar da melhor forma comunicações, anúncios, peças gráficas, entre outros, para uma maior aceitação do público alvo.

A rotina de testes é fundamental para analisar qual a abordagem mais eficaz para determinado público, considerando determinado objetivo dentro de uma jornada de compra.

Resolvemos facilitar suas tentativas e reunir aqui algumas dicas para ajudar você a proceder com os testes.

Dicas para aproveitar melhor um Teste A/B


Um teste por vez!

Calma com os insights! Fique a vontade para reunir hipóteses e sugerir mudanças, mas teste uma variável de cada vez, analisando seus impactos.

Afinal, se você mudar o texto e a imagem de uma comunicação para outra, como saber o que causa a diferença: o texto ou a imagem?

Por exemplo: a imagem A performa melhor em relação à B, mas apresenta texto e imagens de fundo diferentes. Como saber, na comparação com B, se a melhor adesão tem relação direta com o novo texto ou com a nova imagem?

Não se esqueça de anotar as considerações relacionadas a cada teste para comparar posteriormente!

Duas pessoas, uma digitando no notebook e outra anotando em um caderno

Atenção com as variações!

Trabalhe com diferentes versões, mas não se esqueça: mostre as comunicações sempre a um público semelhante.

Só assim é possível mensurar o impacto das mudanças (a não ser que o teste que você esteja fazendo seja de público – no caso, essa será a variável!).

Automatize o seu processo de testes!

Existem diversas ferramentas no mercado que podem facilitar a organização e análise dos testes por parte de uma empresa de marketing.

Dentre as que tem o uso mais recomendado, destaca-se o Google Optimize. Com base na ferramenta, é possível testar variantes de páginas da web e avaliar o desempenho delas diante o objetivo estipulado.

Paciência para entender os dados!

O período de monitoramento exige paciência. Não inicie um programa de testes se a sua ansiedade por resultados não te permite. Afinal, já ouviu falar que a pressa é inimiga da perfeição, né?

Lançar uma comunicação via anúncio custa. E os gastos com mídia e marketing devem compor o orçamento de forma rentável. Por isso, tenha calma para testar os diversos caminhos possíveis antes de assumir um posicionamento em suas campanhas.

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