Ecossistema Digital: o aumento das oportunidades de negócio na rede

Esse novo ecossistema digital exige a construção de estratégias relevantes para estimular o reconhecimento da marca junto ao consumidor. Entenda como isso acontece!

O termo ecossistema sugere muitas interpretações dependendo da aplicação. Mas enquanto sistema, ambiente em que se vive, o ecossistema digital engloba as diversas estratégias e possibilidades de negócio que podem ser geradas a partir das plataformas e mídias digitais.

Atualmente, a estratégia pode variar conforme a empresa de marketing, mas o objetivo é um só: desenvolver uma comunicação assertiva, direta e aplicada às necessidades do usuário e potencial consumidor, impactando-o no momento correto. Isso só é possível mediante análise de dados extraídos da rede e o estudo da jornada do consumidor.

Mas mais do que números, lidamos com pessoas. O marketing digital pode ter total apelo das plataformas e tecnologias, mas envolve a necessidade, o desejo e os hábitos de pessoas reais que estão por trás das estatísticas. É preciso entender esses anseios para conseguir comunicar de maneira assertiva. Afinal, o discurso vendedor é cansativo, concordam?

Cada plataforma com seus apelos, seus gatilhos. Para isso, é necessário analisar dados. Entender as características dos canais do marketing digital é uma das formas de se aproximar de potenciais clientes. Assim, torna-se possível  entender o público e qual a melhor forma de estabelecer uma comunicação eficaz e que gere retorno positivo sobre as vendas.

A missão de criar relevância no Ecossistema Digital

Diante do volume de informações disponíveis na rede e da grande concorrência instalada por diferentes  players do mercado, criar estratégias relevantes é o maior desafio que as empresas de marketing enfrentam para atrair a atenção dos usuários.

E uma das funções do marketing digital é oferecer mecanismos para facilitar a comunicação entre as marcas e potenciais consumidores.

Uma estratégia de marketing, porém, engloba diferentes estágios, como a pesquisa de público, as campanhas de anúncios, uma rotina de testes  a criação de conteúdo relevante, a compra de mídia a partir de segmentações pré-estabelecidas, o entendimento de dados sobre o comportamento do usuário (Business Intelligence) e outros processos que possam impactar a jornada do consumidor de forma positiva.

Mas antes de começar a trilhar esse caminho, é preciso entender quais os fluxos deste tal ecossistema.

Atenção para esta cena:

A Simone é dona de um petshop e deseja anunciar seus produtos na internet.  Antenada como é, inclusive já tem presença digital com páginas no Instagram e Facebook. Mas ainda não sabe como fazer os anúncios.

É neste momento que, através dos serviços de uma empresa de marketing, ela consegue investir em estratégias de compra de mídia através das Ad Exchanges , onde acontece um leilão virtual em tempo real (RTB – Real Time Bidding ) pela compra de inventário publicitário em diversos portais e canais.

A importância de traçar bem os objetivos

Antes de contratar uma empresa de marketing para investir no marketing digital, é fundamental ter certeza que os objetivos da sua empresa ou marca se alinham com a proposta de canais e plataformas digitais nos quais se deseja comunicar.

É fundamental ter atenção ao objetivo de cada canal para gerar o engajamento ideal focando nas metas da empresa. O comportamento do usuário, e também das marcas, deve ser diferente em cada uma das plataformas. Mas isso já foi assunto em outro texto, que você pode acessar clicando aqui.

Para fortalecer a comunicação é preciso criar valor ao produto. E para isso acontecer é fundamental entender a jornada do consumidor. O que o leva a consumir o seu produto? Quais suas necessidades? Quais seus desejos? Entenda o momento de compra para desenvolver uma comunicação ideal.

O cenário atual do marketing digital oferece ferramentas para gerenciar o grande volume de informação de forma eficaz em prol do seu negócio. Faça testes em real time , estude os dados, elabore o conteúdo de forma direcionada e veja dicas para você aprender marketing digital na prática e aplicar no dia-a-dia da sua empresa.

Aproveite para assinar a newsletter M.M e ter acesso a conteúdos especiais com antecedência.

Lembre-se: não existe receita definida para conseguir relevância no ecossistema digital. Ainda que no campo digital, a máxima da Teoria Evolutiva de Darwin prevalece: os mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência.

Assista ao episódio que preparamos sobre o Ecossistema Digital.

Se ainda não se inscreveu no Creative Intelligence, o portal de conteúdo da M.M no Youtube, faça já! Vídeos semanais para você aprender marketing digital na prática.

Facebook Comments
  • 2
  • 274

0 Comentários

Leave A Comment

Seu e-mail não será publicado.

Newsletter