Content Marketing: regras para que as pessoas leiam seu conteúdo até o fim!

Antes de pensar em Content Marketing, lembre-se: as pessoas não estão acostumadas com a leitura. Por isso, seja o mais breve possível!

Content Marketing. O que essa palavra te lembra quando vem a cabeça?

Esqueça aquele papo de conteúdos densos, complexos e protocolares. O Content Marketing ou marketing de conteúdo, atualmente, é traduzido por uma estratégia eficaz para atrair a atenção dos usuários através da publicação de conteúdos valiosos na rede.

Assim, é possível gerar valor para os consumidores e para a marca, aumentando a percepção positiva frente a um público cada vez mais engajado.

Mas como começar a gerar conteúdo relevante para obter resultados mais assertivos?

Dicas de conteúdo, segundo Steve Krug

Antes de listarmos alguns pontos importantes que podem te ajudar em uma campanha de Content Marketing, queremos propor uma reflexão a partir de ideias retiradas do livro Don’t make me think, de Steve Krug.

Como o nome já sugere, a obra defende a ideia de que nossa presença na web é motivada, de certa forma, pelo desejo de economizar tempo. Como resultado disso, de acordo com o autor, usuários agem como tubarões. Não ficam parados um minuto sequer na rede.

Abaixo salvamos algumas ideias que merecem atenção:

  • As pessoas não leem, elas escaneiam o conteúdo.
  • Quanto mais texto, menos chance de leitura!
  • As pessoas não fazem mais questão do melhor conteúdo. Encontram algo que satisfaz e pronto!
  • É preciso omitir tudo o que não é necessário em um texto.
  • O que é mais importante deve estar claro para o usuário.

Como produzir conteúdo relevante?

Antes de começar a escrever e estudar o Content Marketing, você precisa saber o que e para quem escrever.

Portanto, veja algumas dicas para produzir conteúdo relevante.

Definição de personas

Definir as personas, relativas à marca e ao público, é a primeira medida para nortear a produção do conteúdo.

Dessa forma, pensar na elaboração da Brand Persona, ou Persona da Marca, ajuda a definir o discurso a ser adotado e também temas que podem ser trabalhados.

Mas os assuntos e a linguagem só vão se adequar plenamente quando somadas à definição da persona relativa ao público. Portanto, é a partir da descrição do seu público-alvo que todo o enredo da campanha de Content Marketing vai se construir.  

Desenvolvimento de um blog

O blog é uma ferramenta importante porque constitui um canal exclusivo de comunicação com o público. É território livre para propor novas ideias, reflexões e desafios.

Além disso, a partir de boas práticas de SEO voltadas ao blog é possível ranquear o conteúdo para que ele se coloque em boas posições no Google, facilitando a busca e aumentando as chances de visualização.

Benefícios

  • Melhora da visibilidade online;
  • Estímulo ao relacionamento com os clientes e novos leads;
  • Aumento do engajamento do público com a marca;
  • Maiores oportunidades de venda

Se você leu até o final, e curtiu o conteúdo, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para ficar por dentro das novidades!


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